Wednesday, May 23, 2007

Plotter

Normalmente, para representar os dados ou resultados obtidos no computador utilizamos a impressora, mas há alguns dados gráficos que não se podem representar com uma impressora normal ou sem a qualidade desejada.
As plotters ou reprodutores de gráficos são periféricos que efectuam desenhos que contêm uma grande quantidade de dados, que a impressora realizaria com grande dificuldade.
O âmbito de aplicação dos plotters é muito vasto: a administração, a engenharia, a industria, o design, etc.
As primeiras plotters não eram usadas como periféricos directos do computado. Eram conectadas a um periférico intermédio, porque as plotters tinham interface analógico. Este periférico intermédio podia ser, por exemplo, uma unidade de fita magnética ou uma unidade de fita perfurada. A plotter tomava os dados necessários do periférico intermédio para poder realizar o desenho. Mais tarde, as plotters foram conectadas directamente ao computador mediante um conversor analógico; isto permitia ao operador do computador ou ao próprio computador uma gestão directa de plotters. Finalmente, apareceu a geração de plotters digitais que têm interface standard (em paralelo ou em série) e que são conectadas directamente ao computador sem se necessário nenhum conversor.
A aparição dos plotters fez surgir um novo conceito em informático: o desenho automático, que se realiza mediante um sistema capaz de deslocar um dispositivo de desenho sobre um suporte. O dispositivo pode se um papel, um acetato, etc.
O desenho que se obtêm das plotter não é de traço continuo. Compõe-se de vectores de longitude variável. Logicamente quanto mais pequenos sejam os vectores, sobretudo ao realizar linhas curvas, obteremos melhor precisão, e menos se notarão os passos horizontais e verticais.
Para conseguir que o dispositivo de desenho trace todo o género de figuras, a plotter simulará sobre o papel eixos e coordenadas. E poderá mover-se em duas direcções e quatro sentidos: pelo eixo das abcissas, nos dois sentidos; pelo eixo das ordenadas, nos dois sentidos. Deste modo, o desenho do vector terá sempre cotado o seu princípio e o seu fim mediante dois pontos do eixo de ordenadas.
Movendo o dispositivo de desenho um numero apropriado de passos horizontal e verticalmente, conseguimos deslocá-lo na direcção que se deseja. Se a caneta se move apenas com passos horizontais, desenhará uma linha horizontal, e se só o faz com passos verticais desenhará uma linha vertical. Se o número de passos verticais é o mesmo que o de passos horizontais, traçará uma linha com 45 graus de inclinação.
Noutros plotters a caneta desloca-se só sobre um dos eixos (por exemplo, o das abcissas) e o papel fá-lo segundo outro eixo.

Conexão ao computador:
Há duas formas de conectar os plotters ao computador:
On line (em linha);
Off line (fora de linha);

A primeira conexão realiza-se directamente com o computador, com o que este consegue uma gestão directa do plotter. Este sistema tem a vantagem de um controlo directo, mas apresenta o inconveniente de que, ao ser a plotter muito mais lenta do que o computador, este deverá esperar que a plotter termine o desenho, antes de poder trabalhar em algo diferente.
O segundo tipo de conexão é a indirecta, que se produz através de outro periférico intermédio. O computador envia as ordens de trabalho ao periférico intermédio, que se encarrega de controlar a plotter e o computador fica livre para realizar outro trabalho. O inconveniente que apresenta esta conexão é que não tem um controlo directo desde o computador. Este sistema é o mais adequado para aqueles processos cujo o volume de trabalho com a plotter seja importante; assim, não se impede que o computador continue a desenvolver o seu trabalho habitual.

Principais tipos de Plotter
Segundo a forma de operar, os Plotters podem dividir-se em diversos tipos:
De mesa ou superfície plana
De tambor
Electrostático

Estes plotters consistem numa superfície plana sobre a qual se coloca o papel em que se realizara o desenho.
Normalmente, o dispositivo que efectua o desenho encontra-se sobre um suporte móvel que se desloca por todo o papel. O suporte desloca-se horizontalmente, para a esquerda e para a direita. O movimento vertical para cima e para baixo, efectua-o a caneta.
Algumas Plotters têm o suporte fixo; então, a mobilidade total da caneta sobre toda a superfície do papel, consegue-se combinando o seu próprio movimento horizontal com o vertical do papel, que se obtêm mediante rodas que o arrastam.
Outros movimentos que pode realizar a caneta são: a elevação para mover-se sobre a folha de papel, e a descida para iniciar o novo traçado.

Plotters de tambor
Nas Plotters de tambor, o papel encontra-se enrolado a um tambor giratório, com o que se consegue que a superfície onde se efectua o desenho seja móvel. O dispositivo de desenho encontra-se sobre um suporte fixo e só se move a caneta. Esta desloca-se horizontalmente para a esquerda e para a direita, e o movimento vertical para cima e para baixo, realiza-o o tambor. A caneta ou dispositivo de desenho também pode subir ou descer para facilitar o seu movimento pelo papel sem o desenhar.
Este tipo de plotter, quando desenha, utiliza uma técnica chamada incremental, que consiste em realizar uns passos sucessivos e progressivos, que podem ser efectuados pelo tambor ou pela caneta. Para levar a cabo estes incrementos ou passos dispõe de dois motores, um que move a caneta e outro o tambor. O tamanho destes passos define a resolução do desenho, de tal modo que, quanto mais pequenos sejam os passos, mais resolução obteremos.

Plotters electrostáticas
A técnica que empregam estes plotters é diferente da de outros tipos descritos anteriormente. Nas Plotters electrostáticas o papel avança numa só direcção. Para realizar a impressão de um desenho, utilizamos uma série de agulhas que se encontram dispostas á largura do suporte, formando uma linha recta. A densidade setas linhas (de 100 a 200 polegadas) é o que determina a resolução do desenho. O desenho vai sendo realizado linha por linha, fazendo em cada linha os pontos necessários.

Esta impressão consiste numa pequena carga electrostática sobre o papel. Posteriormente, o papel é tratado com uma tinta especial, que se fixa unicamente naqueles pontos em que se criou a pequena carga electrostática.

No comments: