Wednesday, March 28, 2007

Tipos de Ficheiros

Introdução
Uma boa navegação na Internet implica o conhecimento dos vários tipos de ficheiros existentes. A forma como se pode identificar qual o tipo de ficheiro em causa é olhando para a sua extensão, sempre expressa na parte final do nome do ficheiro, como um ponto seguido por 2 a 4 caracteres (.xxx). Para cada tipo de ficheiro existe um tipo particular de software para o abrir ou descomprimir.
Principais extensões
A maioria dos ficheiros são de texto, gráficos, audio ou vídeo e podem ser enquadrados em apenas um de dois tipos: formato ASCII ou formato binário. De seguida são indicadas as principais extensões.
Ficheiros ASCII
.html ou .htm - Estes são documentos (páginas) específicas para visualização na Web. Requerem a utilização dos chamados browsers.
.txt - Ficheiros puros de texto (ASCII), não formatado. Estes ficheiros podem ser editados com um processador de texto (p.e., Microsoft Word), mas também por qualquer editor de texto simples.
Documentos formatados
.doc - Este é um formato comum de texto formatado. Na generalidade são documentos que foram criados usando o Microsoft Word.
.eps - Um ficheiro Encapsulated PostScript.
.pdf - Formato de documento portátil, desenvolvido pela Adobe Systems, e que permite que qualquer documento formatado seja transferido pela Internet. É possível visualizar estes documentos em qualquer plataforma (Macintosh, OS/2, Unix) através da aplicação Acrobat Reader, disponível gratuitamente.
.ps - Um ficheiro PostScript. Tecnicamente é um tipo de ficheiro ASCII, mas especificamente formatado para impressão em impressoras que possuam interpretador postscript. Estes ficheiros podem ser visualizados com o Photoshop ou com o Ghostscript / Ghostview.
.rtf - Um outro formato de documento formatado. Sigla de Rich Text Format.
Ficheiros binários, comprimidos ou codificados
.arj - Um formato binário comum para ficheiros comprimidos, compatível com quase todos os programas de compressão e descompressão.
.exe - Uma aplicação para DOS ou Windows, eventualmente um programa comprimido e auto-extractível. Para o executar ou descomprimir basta, normalmente, clicar sobre o respectivo nome. Sempre que se fale de ficheiro executável trata-se de um ficheiro com esta extensão.
.gz ou .gzip - Ficheiro comprimido geralmente usado em Unix ou Linux. Deve ser descomprimido com a instrução gunzip.
.zip - Um padrão de compressão comum para o DOS e Windows. Estes ficheiros podem ser descomprimidos, no PC, com o WinZip.
Ficheiros de gráficos
.gif - É um dos formatos de gráficos mais comum na Internet, originalmente desenvolvido pela CompuServe. Significa Graphics Interchange Format e é interpretável por qualquer browser de navegação na Internet, ou editável em qualquer aplicação de edição de imagens. Algumas limitações técnicas (as imagens GIF não podem conter mais de 256 cores) e a concorrência de outros formatos de compressão superiores, como o JPEG, reduziram a popularidade deste formato, mas a sua flexibilidade, especialmente a capacidade de produzir um GIF animado, tornaram-no num formato muito utilizado em ícons e banners que não exigam muita qualidade.
.jpeg - Significa Joint Photographics Expert Group, é um formato de ficheiro de gráficos que se tornou popular pela sua capacidade de transformar grandes imagens em ficheiros de dimensão muito reduzida. É ideal para efectuar transferências de ficheiros da Internet, para fotografias e outras imagens. Trata-se de um formato, pois, capaz de elevada compressão de imagens, mesmo em detrimento de alguma qualidade de resolução. Os ficheiros JPEG têm, por vezes, as extensões JPG, JPE, JFI ou JFIF.
.png - Um formato que combina compressão do jpg com uma maior qualidade da imagem.
.bmp - Um ficheiro de gráficos no formato mapa de bits (bitmap) do Windows. O Internet Explorer consegue visualizar ficheiros bmp num site Web, ao contrário de outros browsers. Constitui, portanto, um erro usar na Web imagens com este formato.
.tiff - Um formato de imagem mais adequado a imagens com detalhe ou alta resolução. Possível de editar em qualquer editor gráfico.
Ficheiros de som
.au - O formato de som mais comum na Web. Possível de interpretar no Windows ou no Macintosh.
.mid - Sigla de Musical Instrument Digital Interface. Os utilizadores da Internet deparam-se frequentemente com ficheiros MIDI como música de fundo de alguns sites Web. Os ficheiros MIDI são bastante populares para esta finalidade por serem muito pequenos. Contrariamente ao que acontece com a maioria dos formatos de ficheiro que contém gravações digitais de música ou som, os ficheiros MIDI assemelham-se mais a uma pauta de música com instruções sobre como tocar. A placa de som toca o ficheiro utilizando os instrumentos que tem disponíveis, de acordo com as instruções do ficheiro.
.mp3 - O formato de ficheiros musicais mais popular na Web, por conseguir música com qualidade CD em ficheiros de tamanho muito reduzido.
.ra - Um ficheiro de audio proprietário conhecido por RealAudio. Desenvolvido pela RealNetworks, permite a audição de sons em tempo real. É adequado, portanto, para audição de estações de rádio e concertos ao vivo pela Internet.
.wav - O formato de som nativo para Windows, sendo que o Macintosh também o consegue interpretar.
Ficheiros de vídeo
.avi - O formato de vídeo standard para Windows. Estes ficheiros necessitam do AVI Video, aplicação já integrada no Windows.
.mov e movie - O formato comum para filmes de QuickTime. Requer o MoviePlayer para Macintosh ou o QuickTime para Windows.
.mpg e .mpeg - Um formato standard para filmes na Internet, utilizando o formato de compressão MPEG.
.qt - Outra extensão que significa tratar-se de um filme de QuickTime.
Outras extensões de ficheiros
As extensões seguintes encontram-se essencialmente em ficheiros do Windows, do computador pessoal.
.bak - Ficheiro de cópia de segurança.
.bat - Ficheiros com comandos do DOS.
.bin - Ficheiros binários. .c - Programa em linguagem de programação C.
.com - Programa executável.
.dat - Ficheiro de dados. .dev - Controlador de dispositivo.
.for - Programa em linguagem de programação Fortran.
.hlp - Um ficheiro de ajuda do Windows.
.ini - Ficheiro de arranque duma aplicação Windows.
.lib - Biblioteca de ficheiros compilados.
.lst - Listagem de saídas do compilador.
.obj - Ficheiro de saída do compilador.
.pcx - Imagem do PaintBrush.
.pif - Dados que permitem ao Windows abrir uma aplicação DOS.
.ppt - Ficheiro de PowerPoint.
.sys - Controlador de dispositivo.
.tmp - Ficheiro temporário.
.xls - Folha de cálculo do EXCEL.



Sistema de ficheiros (ou Sistema de arquivos no Brasil) é a forma de organização de dados nos discos de armazenamento. Sabendo do sistema de arquivos de um determinado disco, o Sistema Operacional pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.
Fazendo analogias, tal organização assemelha-se a uma biblioteca escolar. O bibliotecário organiza os livros conforme o seu gosto, cuja busca, convenientemente, procura deixar mais fácil, sem ocupar muitas prateleiras e assegurando a integridade deste. Ainda, certamente, organiza os livros segundo suas características (assunto, censura, etc). Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com seus assuntos, localizações e códigos respectivos.
O Sistema Operacional seria o bibliotecário da "biblioteca de dados" do computador: o disco de armazenamento. Exatamente igual à organização de uma biblioteca, o Sistema Operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo) e ainda criando uma lista com a posição deste dado, chamada de MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre). Sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o Sistema Operacional solicita a leitura desta, decodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.
Um sistema de ficheiro é, assim, uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso a dados numa partição. Sendo assim, também é importante referir que nunca poderá ter 2 ou mais tipos de sistemas de ficheiros(formatos) numa mesma partição.
O MBR (Master Boot Record) é um ficheiro de dados interligado com a BIOS cuja importância é o reconhecimento do sistema de ficheiros, como também na inicialização de sistema operativos.
[editar] Sistemas operativos mais usuais e formato nativos de arquivos
APPLE MACINTOSH
HFS
UNIX (FreeBSD, OpenBSD, Linux, Solaris, etc.)
UFS
EXT2
EXT3
SWAP
Reiser
HPFS
JFS
XFS
IBM (AIX, OS/2)
JFS (AIX Version 3.1 ou superior, OS/2 Warp)
HPFS - High Performance File System
MS-DOS/WINDOWS
FAT 12 - Microsoft BASIC Disk - MSDOS 4.0
FAT 16 ou FAT - DOS 4.0 ou superior / Windows 1.X ou superior (1.x, 2.x, 3.x, 95, 98, ME, 2000, XP,...)
FAT 32 - MS-DOS 7.1 e 8.0 / Windows 95 (versão OSR2!), ou superior (95 OSR2, 98, ME, NT, 2000, XP...)
NTFS - Windows NT ou superior (NT, 2000, XP, 2003 Server,...)
[editar] Ver também
UFS - Unix File System
HPFS - High Performance File System
EXT (EXT2, EXT3, ...) EXTented File System
JFS - Journaling FileSystem
FAT - File Allocation Table (Tabela de Alocação de Arquivos)
NTFS -New Tecnology File System
VFAT - conceito generalista que se refere a qualquer formato FAT que possibilite Long FileNames - nomes de ficheiro longos - (exs: FAT16 e FAT32)


Ao longo deste produto multimédia vamos encontrar diversos tipos de ficheiros. PAra facilitar a sua utilização eles estão identificados pelos seguintes simbolos:
Documentos de texto
Texto sem fomatação (ASCII)
Documentos de texto do Word (DOC)
Documentos PDF (Portable Document Format)
Páginas de internet (HTML)

Folhas de cálculo, apresentações e bases de dados
Folhas de cálculo do Excel (XLS)
Apresentações do Powerpoint (PPT)
Apresentações do Powerpoint para visualização (PPS)
Base de dados do Access (MDB)

Imagens/fotografias estáticas
Esquemas e gráficos (GIF)
Imagens fotográficas (JPG)

Animações e Videos
Sequencias video com animações e pequenos filmes (AVI)
Ficheiros Flash com animações e pequenos jogos interactivos (SWF)
GIFs animados (GIF)

Audio: Sons e Sequencias MIDI
Sons de instrumentos musicais (MIDI).
Musica áudio (MP3)
Sons áudio com qualidade de CD Audio (WAV)

Ficheiros compactados
Ficheiros compactados, com o Winzip. (ZIP)Podem ser documentos de texto grandes, apresentações de Powerpoint com muitos diapositivos, entre outros.

No comments: